APRESENTAÇÃO

apre

 

Nome do Curso – Bacharelado em Odontologia.  

Turno de funcionamento – Integral (manhã e tarde).  

PERFIL DO CURSO: O curso de Odontologia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins – FACOL será referência na Região Nordeste e no estado de Pernambuco, formando profissionais capacitados para o atendimento das necessidades odontológicas, sendo responsável pela inserção dos mesmos no mercado de trabalho da região.

O profissional formado no curso de Odontologia da FACOL deve ser um cirurgião dentista com formação continuada e permanente aprendizado.

Em sua matriz curricular as disciplinas procuram enfatizar a formação de um profissional com perfil generalista, com competência e habilidade técnica enfocando procedimentos preventivos; desenvolvendo ações que visam desde o diagnóstico até o tratamento das doenças do sistema estomatognático.

O Curso de Odontologia da FACOL oportunizará aos seus acadêmicos uma experiência em ambiente profissional, através de estágios supervisionados, como também extracurriculares, o que possibilita aos mesmos adquirirem habilidades e competências ricas em termos de aprendizado.

Deverá possuir conhecimentos científicos e habilidades técnicas com formação humanística, postura ética, responsabilidade social, cujo comportamento e formação permitam tomar decisões e atuar de forma segura no desenvolvimento de suas atividades profissionais.

A formação de nosso acadêmico lhe dará condições de atuar em seu exercício profissional em clínicas particulares, serviços privados ou programas de saúde governamentais (escolas), sindicatos, empresas, hospitais, centros odontológicos, presídios, pronto socorro, hospitais e policlínicas, instituições previdenciárias, órgãos policiais e judiciais, instituições de pesquisa e de ensino; interagindo com a população, utilizando se da sua capacidade de liderança e sensibilidade para ações sociais.

Poderá seguir carreira universitária, desenvolvendo pesquisas e propondo aprendizado e inovações técnicos – científicas.

Coordenação: A Coordenação de curso é a instância executiva e gestora dos cursos de graduação da faculdade. É exercida por um professor da FACOL, designado pelo Diretor.

Ao Coordenador de curso cabe a execução de deliberações dos órgãos colegiados da faculdade, o acompanhamento, orientação e supervisão das atividades didático-pedagógicas de seu curso observando-se o projeto pedagógico, fiscalizar o cumprimento do calendário letivo, prestar atendimento e orientação a professores e alunos do curso, promover a comunicação multilateral entre os docentes do curso, transitar pelas várias séries e momentos do curso de modo a propiciar e articular ações que visem efetivar a interdisciplinaridade, dentre outras funções regimentais.

Coordenador do Curso A coordenação do curso de bacharelado em Odontologia está a cargo da Profa. M.e Rogéria Sandra Tenório Ferro Cursino.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

-Formar integralmente o ser humano, decorrente de seu processo educativo e coerentemente com os princípios humanos, morais e éticos, preparando-o para o exercício da cidadania e qualificando-o para o trabalho.

-Formar profissionais visualizados como seres humanos integrados à sociedade, com a preocupação de quem dedica sua vida à preservação da saúde como um todo.

-Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituam o patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações e de outras formas de comunicação.

-Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural.

-Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e criação cultural geradas na FACOL.

Objetivos Específicos

Formar cirurgiões dentistas com treinamento e capacitados para uma visão primordialmente de inserção nas políticas de saúde pública e de prevenção de enfermidades. Adicionalmente, capacitar os profissionais formados a curar e reabilitar nas esferas funcionais e estéticas.

Capacitar e fornecer conhecimento adequado para exercer sua atividade profissional no serviço público, consultórios particulares, clínicas especializadas e hospitais, convênios, além de atividades de pesquisa e ensino.

Promover a atualização para desenvolvimento em ensino, didática e técnicas de aprendizagem, por meio de reuniões periódicas com o corpo docente.

 

Perfil do Egresso:

Formação Geral

Pretende-se que o cirurgião dentista formado pela FACOL tenha condições de enfrentar os desafios do século XXI, e atuar profissionalmente como cidadão ético, competente, empreendedor, criativo e crítico, com base no conhecimento harmônico da realidade regional, nacional e internacional, numa perspectiva global.

Formação Básica

O egresso do curso deverá ser um profissional da área da saúde com formação generalista baseada no conhecimento harmônico e integrado do rigor técnico/científico; capacitado para intervir nos problemas-situações de saúde-doença, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes e compromissado em atuar em benefício da sociedade.

Formação Especifica

O egresso do curso de Odontologia da FACOL deverá possuir uma visão generalista, com sólida formação técnico-científica, humanista, crítica, reflexiva e ética. Deverá ter conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que permitam decidir e atuar com segurança e propriedade nas políticas públicas de saúde, e em todos os níveis de atenção à saúde.

Competências, Atitudes e Habilidades

O curso de Odontologia da FACOL tem como objetivos gerais baseados nas competências, habilidades, atitudes e valores fundamentais à formação profissional, características relevantes tais como:

– atenção à saúde – os cirurgiões dentistas, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

– tomada de decisões – o trabalho dos cirurgiões dentistas deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões, visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de procedimentos e práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

– comunicação – os cirurgiões dentistas devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

– liderança – no trabalho em equipe multiprofissional, os cirurgiões dentistas deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

– administração e gerenciamento – os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças de equipe de saúde;

– educação permanente – os cirurgiões dentistas devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, estes profissionais devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.